segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Costa Rica - Pura Vida!!!

Nossa primeira viagem foi para a Costa Rica, em janeiro de 2007!
Eu nunca tinha voado antes, estava com medo, mas ao mesmo tempo ansiosa e super empolgada!
Como todo marinheiro de primeira viagem tinha que ter uma furada e a nossa foi o "pinga-pinga" que foi chegar lá e voltar p/casa, além de São Paulo, fizemos escala no Peru e em mais dois aeroportos do Equador, antes de chegar em Alajuela - Costa Rica, realmente bem cansativo, mas lá estávamos nós.


Esperando o vôo

Chegamos no aeroporto já no fim do dia, o ataque dos costarricenses oferecendo carro para alugar e hotéis é pesado, o jeito é despistar e sair correndo.
O carro alugamos dentro do aeroporto, algo em torno de 30 a 40 dólares, não lembro ao certo. Já estava anoitecendo e o jeito foi dormir em Alajuela, a pousada,  indicação de um taxista, foi outra furada: Charly's Place hehehe. Este eu não recomendo, mas como era só para dormir, tudo bem, também não tivemos muita escolha.
No outro dia cedo fomos para Jacó Beach em Puntarenas, que fica em torno de uma hora e meia do aeroporto. Na época sem gps, o mapa era nosso companheiro e foi muito tranquilo de dirigir por lá, embora em alguns trechos as estradas eram péssimas, chamávamos de solo lunar hehehe.

Jacó e Hermosa

Em Jacó nos hospedamos por três dias na pousada Las Orquídeas: http://www.izus-place.com. Adorei o lugar, simples, limpo, uma piscina para refrescar, no centro de Jacó e o melhor: super em conta!
O primeiro pico do surf foi em Hermosa, que fica ao sul de Jacó, 10 minutinhos. Cedo acordávamos para ir a praia, o surf sempre rolando, água limpinha e muito quente. Uma das coisas que me chamou a atenção foi a areia da praia, bem escura. Agora o que realmente me encantou foi o pôr-do-sol no mar do pacífico, lindo lindo...


Caminho com muito verde, embora a vegetação estivesse seca, afinal verão é tempo seco por lá.

Cocodrilos, normal por lá

Pousada Las Orquídeas

Pôr-do-sol em Jacó
Hermosa


Parque Nacional Manuel Antônio

Uma hora ao sul de Jacó fica o Parque Nacional Manuel Antônio, um lugar lindo e muito preservado. Esta reserva natural é muito rica em animais, plantas e praias lindas. Pode-se ver num ambiente natural macacos, preguiças, répteis e ao mesmo tempo se deliciar nas águas quentes, limpas e tranquilas do parque. Realmente um passeio imperdível.


Praia antes de entrar na reserva








Santa Teresa

Este foi de longe o lugar que mais gostamos e que mais tempo passamos. Fica em torno de 5 horas ao norte de Jacó e um passeio muito bonito também, parando por diversas praias, além da travessia de ferry boat que encurtou o caminho rumo ao paraíso das ondas!
Nos hospedamos num hostel recém aberto na época de italianos: Wavetrotter. http://www.wavetrotterhostel.com. Local simples, mas alto astral! Tudo novinho. Tinha geladeira, cozinha e sempre comprávamos no mercado itens essenciais para a sobrevivência: pão, presunto, queijo, suco, iogurte, cerveja (importante! hehehe), essas coisas.
Era uma rotina muito difícil, acordar cedo, ir p/mar, surfar, banho de mar, tomar sol, comer, dormir hehehe, muito bom mesmo. Ficamos 3 dias, porém mais tarde retornamos para mais 5 dias de hospedagem!

Ferry Boat



Wavetrotter Hostel



No "quintal" da pousada 

Na casa do Don Mário, um argentino que todos os dias passava com uma cestinha e seus cakes com banana, dulce de leche e merengue, simplesmente irresistível. Infelizmente faltou a foto dele e dos seus cakes :(

Saaaanta Teresa:)

Playa Negra 

Continuando nossa trip ao norte, mais 3 horas chegamos a Playa Negra. Era tarde e acabamos ficando numa pousada que confesso não lembro o nome, mas que era bem sinistra aheuhaue. Na verdade Playa Negra já é um local com bem menos estrutura, só tínhamos a "tienda" para comprar algumas coisinhas básicas. Nas outras duas noites ficamos num outro lugar, tipo chalé, bem melhor e até ar condicionado tinha, só a noite que os barulhos de animais estranhos que se ouviam que não eram nada agradáveis.
Aqui pudemos notar o quão grande é a variação da maré. Quando seca da p/ver as pedras no mar, quando cheia praticamente não se via mais faixa de areia. Tinha uma pousada muito legal, com piscina na frente do pico, mas nossa grana era curta, estávamos de carro, então dava p/ficar mais retirado e pagar um pouco menos, mas valia a pena, se não me engano era 80 dólares na época, mas a gente sempre pagava todas as hospedagens em torno de 20 dólares o casal.
Passeamos também pelas praias da região, como Tamarindo (30 min ao norte), porém não havia swell e resolvemos partir para Santa Teresa.

A pousada que falei em frente ao pico do surf!

Maré cheia


Iguana, são aos montes

Tamarindo

Voltando para Santa Teresa

Como não havia swell para o norte, voltamos para Santa Teresa, para o Wavetrotterhostel! E lá ficamos por mais 5 dias. Gostamos muito daquele lugar, do clima, das pessoas.
O dia amanhecia cedo, e lá estávamos no mar. O Mateus surfava 3 vezes por dia e p/superar a maratona de muita praia a gente não passava fome não, hehehe. A comida era simples, os lugares também, mas muito gostosa. O prato de desayuno deles é o "gallo pinto", arroz, feijão, ovos e banana, mas dai já era forçar hehehe, preferia ficar no sanduíche mesmo. Além dos cakes do Don Mário, tinha pizzaria, mercado, tiendas que tinham almoço, tudo simples, mas nada de passar trabalho.
Fomos também a Montezuma, fazer uma trilha que leva a uma cachoeira. Lindo o lugar, a água é gelaaada, mas vale o mergulho para refrescar do calor infernal que faz por lá!
Foi em Santa Teresa que o Mateus me pediu em casamento, foi lindo, noivamos num fim de tarde, na beira-do-mar do amor!









Cachoeira em Montezuma





Vulcão Arenal

A Costa Rica com sua natureza exuberante, além de praias e parques, tem vários vulcões. Escolhemos o Arenal, a pena foi o tempo fechado que não nos permitiu visualizá-lo por completo.
Tabacon Resort foi onde passamos um dia maravilhoso (custou algo em torno de 40 dólares por pessoa), piscinas com fontes termais naturais, águas quentinhas que brotam do vulcão, haviam lugares que chegava a 45 graus!
Último dia de viagem, um merecido descanso para relaxar depois de nos "cansarmos" bastante para conhecer um pouquinho deste país maravilhoso.

Curte a trip e boa viagem! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário