quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cataratas do Iguaçu, uma das 7 maravilhas da natureza

         Nosso vizinho, estado do Paraná, abriga em sua cidade Foz do Iguaçu, uma das 7 maravilhas da natureza, as cataratas do Iguaçu! E é logo ali, passeio para se fazer num fim de semana prolongado ou num feriadão, que da para ir de carro (12 a 13 horas de viagem de Criciúma-SC), tanto pela serra, quanto por Curitiba, que julgo este último ser o melhor caminho, afinal a estrada é muito mais preservada, bem sinalizada. Mas prepare-se para os muitos pedágios que irá encontrar!
            Estive lá duas vezes, as fotos são do último passeio, julho de 2008!

Cataratas do Iguaçu - uma das 7 maravilhas do mundo


arco-íris, um espetáculo à parte.


A passarela permite chegar na pontinha e ver a "garganta do diabo"


         É no Parque Nacional do Iguaçu, considerado patrimônio natural da humanidade, que as quedas do Rio Iguaçu formam as cataratas. Quedas de até 80 metros de altura, que chegam a alcançar uma largura de 2780 metros. Durante os meses de outubro a março as chances de ver as quedas das cataratas em maior vasão aumentam. 
          O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies da fauna e flora brasileiras.
Oferece diversas atividades como: voo de helicóptero, rapel, rafting, trilhas, arvorismo ou simplesmente caminhar por suas passarelas e se encantar com a vislumbrante vista que as cataratas e a natureza oferecem!

Itaipu - Usina hidrelétrica

Vista do mirante


Comparando ao caminhão dá para se ter uma noção do seu tamanho.

       A Itaipu é uma estrutura de concreto construída para reter o curso do Rio Paraná e formar o reservatório da usina, ponto onde estão instaladas as unidades geradoras de energia elétrica.
         O passeio pela usina permite uma visão panorâmica a partir do mirante central, de onde se observa a barragem e o vertedouro. A visita é feita através de ônibus e o gigantismo da Itaipu é ainda mais perceptível quando se percorre por cima da barragem. Há ainda a possibilidade de fazer uma visita ao reservatório para conhecer o interior da usina, uma passagem pelo Ecomuseu ou fazer uma trilha ecológica.

Parque das aves

         O parque fica próximo ao Parque Nacional do Iguaçu. Nele pode-se ver diversas espécies de aves, muitas ameaçadas, outras praticamente extintas. É incrível ouvir os sons que produzem e as cores deslumbrantes de suas penas.
         Os viveiros imitam os habitats naturais dos pássaros e em alguns deles os bichos estão soltos e pode-se entrar neles.
          O parque abriga ainda jacarés, serpentes, tartarugas e borboletas. Vale a pena o passeio!













As vizinhas Argentina e Paraguai

         Inevitável não pisar em solo argentino e paraguaio quando se está em Foz do Iguaçu. Além de ser super perto é lá que se pode fazer umas boas comprinhas, especialmente quando o dólar não está muito alto, embora mesmo assim o preço valha a pena.
           Na Argentina pode-se comprar as roupas quentes, queijos, azeites, chocolates. Já o Paraguai é o paraíso dos eletrônicos, perfumes e bebidas. A dica é comprar sempre nas lojas tradicionais, que embora sejam um pouco mais caras que os camelôs de rua, são bem mais confiáveis. O ideal é entrar no país de van, táxi ou ônibus, afinal o trânsito é caótico. Na Argentina fomos de carro mesmo, bem tranquilo, aproveita-se ainda para abastecer, afinal o litro na época era bem mais em conta.

Curte a trip e boa viagem!        




Nenhum comentário:

Postar um comentário